Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/20 às 15h30 - Atualizado em 17/06/20 às 15h30

Visita ao Córrego do Arrozal

COMPARTILHAR

A Superintendência do Patrimônio da União do Distrito Federal, representada pelo doutor Renan da Mata, e o governador Ibaneis Rocha tem trabalhado em parceria na regularização do Córrego do Arrozal.

 

O Córrego do Arrozal está localizado na BR 020, divisa de Sobradinho com Planaltina (DF). A visita contou com a presença do superintendente Renan da Mata da SPU DF, o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Valteni Souza, o diretor imobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), doutor Marcus Palomo, o líder comunitário Nicodemes Lopes, e o presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego do Arrozal, Walter.

 

A primeira visita foi feita na Chácara Equilíbrio e o líder comunitário Nicodemes relatou:

“Estamos felizes ao perceber o interesse nessa demanda. Temos moradores que estão aqui há mais de 50 anos e há 30 anos buscamos essa regularização. A visita do doutor Renan da Mata, juntamente com o senhor Valteni Souza, suscitou a esperança de termos nosso lugar regularizado e assegurado.”

 

O diretor imobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), doutor Marcus Palomo, acrescentou:

“É muito importante ouvir a comunidade e conhecer suas demandas. Queremos cumprir aqui o Art. 6º da Constituição Federal, que é o direito à moradia, pois sabemos o quanto uma escritura pública é fundamental na qualidade de vida das comunidades e moradores, oferecendo mais autoestima e segurança.”

 

Eles visitaram também o assentamento Renascer, que está localizado na Rodovia 020, na altura do km 12.5 no Núcleo Rural Córrego do Arrozal. Foram recepcionados pela senhora Rita de Cássia, que apresentou o local aos representantes do Governo e as demandas de regularização.

 

O doutor Renan da Mata, superintendente do Patrimônio da União do Distrito Federal, ressaltou:

“Quando há a necessidade de regularizar alguma área no Distrito Federal que é da União, a responsabilidade é da SPU DF. Compareço às reuniões com intuito de ouvir e minhas ações estão sempre alinhadas com a Lei, com a Unidade Central da SPU e, na atual conjuntura, com o que almeja a União e o GDF. Não queremos deixar as pessoas com a expectativa de resolução somente, queremos resolver!”

 

O senhor Luiz Coelho, conhecido como Luizinho pelos moradores da região, que também participou das visitas técnicas, acrescentou:

“Conheço várias pessoas que passaram na política e visitaram o local. Eu, com meus 59 anos, nunca tinha visto um tratamento tão digno com a comunidade, um esforço real em aliviar o sofrimento das pessoas. A visita estava perto, mas longe dos nossos olhos, e o senhor Valteni e o doutor Renan me deixaram emocionado, pois visitamos pessoas que urgentemente precisam do apoio.”

 

O Secretário Executivo Valteni Souza finalizou:

“A Secretaria de Relações Institucionais, coordenada pelo Secretário Vitor Paulo, tem o compromisso de articular. Estamos alinhados ao Governo do Distrito Federal na garantia de direitos do povo brasiliense. Tenho plena certeza que a parceria com a atuação do SPU, por meio do doutor Renan da Mata, será de grande valia para o Distrito Federal, pois ela com certeza encontrará o melhor caminho para solucionar as questões de áreas pertencentes à União dentro do Distrito Federal.”